Praias

Praias

Costa Nova

 

 

É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de desportos náuticos, já que, além da frente atlântica, dispõe também de uma frente ribeirinha para o Canal de Mira da Ria de Aveiro. Além de um dos mais antigos clubes de vela da Ria de Aveiro - o Clube de Vela da Costa Nova, lá se encontram ainda localizadas escolas de kitesurf, canoagem e surf, entre outras modalidades desportiva. A Praia é também atravessada por uma moderna ciclovia que a liga a outras duas praias. Uma das atividades mais frequentes é o minigolfe, por via do clube que aqui se instalou há várias décadas. Dispõe também de vários recintos desportivos ao ar livre: ténis e futebol. Gastronomicamente, a "tripa", um dos mais afamados doces regionais, surgiu na Costa Nova. No Mercado do Peixe que aqui se encontra é também possível adquirir marisco, especialmente ao fim-de-semana. Anualmente, em agosto, realiza-se o Ria a Gosto - Festival de Marisco da Costa Nova. Aqui existem muitos e bons restaurantes, especializados em bacalhau, peixe fresco - grelhado ou em caldeiradas e ainda mariscos da Ria de Aveiro. O ex-libris desta praia são os "palheiros" - casas com listas verticais ou horizontais intercaladas, antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, atualmente convertidos em residências balneares.

 

Praia da Barra

 

A praia da Barra situa-se na costa ocidental de Portugal, no distrito de Aveiro, e onde a ria de Aveiro se liga ao mar. Do património construído existente, destaca-se o Farol da Barra, a Ponte da Barra e o paredão. Este paredão delimita a sul a entrada da barra do Porto de Aveiro, e tem cerca de 500 m de comprimento, entrando pelo mar. O farol de Aveiro ou farol da Barra é o maior farol de Portugal. Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser actualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. Foi construído no século XIX, mais propriamente entre os anos de 1885 e 1893, tendo sofrido grandes reparações em 1929.

 

Vagueira

 

Uma praia que para além de uma opção fantástica para ir a banhos, mostra-nos também o mais tradicional das artes da pesca. Um extenso areal protegido por zonas rochosas que impedem o deslizamento de areias. A Praia da Vagueira permite aos veraneantes o acesso à praia por passadeiras de madeira, entre outras infra-estruturas que atendem às necessidades dos mais exigentes. Com uma envolvente fantástica de vegetação e paisagem dunar, a Vagueira mostra orgulhosamente pequenas casas de pescadores que nos trazem o mais fresco peixe.